22 de jan. de 2012

Sifu Nilson Wing Chun e Jow Ga Kung Fu



  Sifu Nilson Wing Chun e Jow Ga Kung Fu


O Que o levou á prática das Artes Marciais Chinesas?
Fui inicialmente motivado pelos filmes de Bruce Lee e dos filmes chineses da Shaw Brothers com cenas compostas de técnica coreografadas que me encantaram.Outro fator importante foram as obras do saudoso Mestre Natali, um dos pioneiros na divulgação do kung fu no Brasil. Mas foi Bruce Lee minha maior inspiração devido ao seu sucesso no cinema.Pesquisei sobre sua vida, seu estilo de lutar, sua história marcial e sua vivência no wing chun kung fu. E foi o Wing Chun uma das primeiras artes marciais chinesas que pratiquei e uma das quais atualmente ministro aulas, além do Tai chi chuan Yang e Jow Ga Kung Fu.


Fale-nos um pouco sobre sua experiência no Wing Chun e no Jow Ga Kung Fu?
O Wing Chun foi minha primeira prática regular na arte marcial chinesa e de certa forma o começo de tudo, o meu passaporte para o meu caminho nas artes marciais chinesas em especial o que conhecemos genericamente hoje em dia como Kung Fu.

Os meus primeiros passos no Wing Chun foi na União Nacional de Kung Fu, posteriormente fui buscando novos conhecimentos e treinei por algum tempo wing chun na linhagem de Lee Shing com meu amigo e irmão de artes marciais José Maria Monte Sião entre outras experiências.

Em 2007 desejando dar continuidade no meu treinamento em wing chun numa linhagem mais próxima e direta da família Ip Man, e também introduzir no Brasil o Jow Ga Kung Fu, mantive contato com o mestre Sam Hing Fai Chan que fora discípulo direto de Ip Chun e Ip Ching em Wing Chun e de Lee Ngou em Jow Ga Kung Fu. A partir daí programamos o primeiro treinamento e em 2008 o primeiro seminário do mestre no Brasil.
O Mestre Sam Hing Fai Chan foi aluno direto de Ip chun e Ip ching os filhos de Ip Man. 

O Jow Ga Kuen, pode se traduzir punho ou Boxe da Família Jow, me despertou a atenção
pelo seu histórico e sua característica forte e dinâmica, com ataques e defesas simultâneos e que embora com muita ênfase nas técnicas do tigre trabalha os cinco animais tigre, garça,serpente, leopardo e dragão e têm muita ênfase nas técnicas de chin-na, esta última uma das práticas que mais gosto na arte marcial chinesa. O Jow Ga também é conhecido grafologicamente como (Jow Gar, Chow Gar,zhou Jia e Hung Tao Choi Mei Gar), pouco conhecido no Brasil mais é um dos estilos mais praticados em Hong Kong, na Costa Leste Americana e em alguns países da Europa como Austrália,Holanda,Suécia e Alemanha.
.
Sifu qual a diferença entre o  Jow Ga (周家) e o Hung Gar( )? Há influência de um estilo sobre o outro?
O Hung Gar é o estilo da família Hung e Jow Ga o estilo da família Jow.O Hung Gar é um estilo antecessor ao Jow Ga. Porém o Jow Ga contém elementos do Hung Gar pois foi fundado pelo mestre Jow Lung um renomado mestre de Hung Gar que uniu técnicas de Hung Gar(Família Hung), Choy Ga(Família Choy) e Bak Sil Lum (Shaolin do Norte)  criando seu próprio estilo com característica própria. Como viram o Jow Ga teve influência do Hung Gar mas também do Choy Gar e do Bak Sil Lum (Shaolin do Norte). No entanto, embora com muita base nas técnicas do tigre, o Jow Ga trabalha os cinco animais tigre, garça,serpente, leopardo e dragão, têm técnicas próprias e muita ênfase na aplicação de chin-na.
As características do Jow Ga são ataque simultâneo com punhos fortes, rápidos, poderosos chutes e muita aplicação de chin-na, sendo que o chin-na é ensinado desde a primeira fase.
O Hung Gar estilo da Família Hung é conhecido como estilo do tigre por ter parte de suas técnicas baseadas em técnicas do tigre e elaborados movimentos da garça, mas assim como no jow ga tem técnicas dos cinco animais.

Qual a relação de Hung Hei Kung no seu estilo?
A relação se dá apenas pelo fato de nossos mestres ancestrais terem suas raízes na linhagem do Hung Gar.

Quais os Estilos de kung fu que já treinou ou ainda treina?
Comecei o kung fu no estilo wing chun na antiga União Nacional de Kung Fu; posteriormente em 1992 iniciei o Tai chi chuan Yang com mestre Liu Jhy Ming(conhecido no Brasil como Liu Heng Kang); apartir de 2004/06 treinei o wing chun Gulao na linhagem do Mestre Le Shing com meu amigo e irmão de treino o professor José Sião; Em 2008 trouxe ao Brasil o Mestre Sam Hing Fai Chan para aprender mais sobre o wing chun na linhagem de Ip Man.Também Conheço algumas formas de outros estilos.


Temos conhecimento que atualmente desenvolve um trabalho na Associação Ton Lon de Artes Marciais (unidade São Judas), nas modalidades Wing Chun, Jow Ga e Tai Chi Chuan, conte nos um pouco sobre essa parceria:
Estou na Ton Lon São Judas desde o inicio quando começaram no espaço, bem antes mesmo da inauguração oficial e acompanhei o crescimento da unidade. Comecei lá com as aulas de Tai chi chuan e algum tempo depois com o Wing Chun e o Jow Ga Kung Fu. A Ton Lon São Judas sempre foi aberta a outros estilos sem burocracias ou preconceito. Convivemos pacificamente nesse sentido.

A Ton Lon Artes Marciais São Judas e é atualmente e seguramente um dos maiores e mais bem equipados centros de treinamento de kung fu de São Paulo.Tem toda uma infra-estrutura para a prática da arte marcial chinesa o wushu kung fu tradicional e o wushu kung fu moderno (o Sanda e o Wushu ).Os professores Luiz Carlos o idealizador  e seu sócio Wilson Pereira estão de parabéns.

Acha difícil á divulgação das Artes marciais chinesas em nosso país?
Sempre foi difícil, o que nos ajudou e ajuda sempre é o cinema oriental e americano o maior propulsor de nossa modalidade que ajudou a fazer ídolos e criar um segmento. Dentro do contexto atual,considerando o aspecto tradicional e mais ainda o esportivo da modalidade, falta estrutura, profissionalização e marketing adequado. Não existem grandes investidores na modalidade para fazer eventos profissionais. 

Acha que nos anos 80 e 90 as pessoas levavam mais á sério á prática da arte marcial chinesa ou atualmente eles levam mais á sério? Acha que o kung fu ficou mais fraco?
O que da para se dizer é que são dois momentos diferentes da história, claro que antes as artes marciais chinesas era mais valorizada e tinha mais aficcionados.

O kung fu nunca foi fraco, sempre foi forte, o que o torna fraco é a forma que as vezes ele é conduzido, ou seja como seu treinamento é feito. Um aspecto está na falta de combatividade técnica dentro da aprendizagem da arte. È preciso entender os grupos de interesse na prática. Por exemplo quem não gosta da luta concentrar na aprendizagem das formas e outros conceitos da prática. E pra quem gosta da luta, defendo que tem que ter a luta de contato com base na técnica aprendida fazendo-se as adaptações necessárias(Não apenas ensinar o sanshou separado). Sem isso fica um aprendizado de formas apenas para apresentação e nada mais. Tem que se ensinar em cada aula também aspectos técnicos com base na defesa pessoal visando o contexto atual moderno. Junto com isso ensinar normas de conduta, comportamento e aspectos psicológicos e filosóficos da prática(sabedoria oriental) e manter a tradição e cultura da arte unindo o velho e o novo, tradição e modernidade sem exageros ou fantasias.

Sifu Nilson, sabemos que experiência no Tai chi chuan Yang, escreveu livro e que também foi professor e consultor de uma tese de doutorado na área de medicina nessa  modalidade fale-nos dessa experiência na arte?
A popularização do Tai chi chuan trouxe a prática ao ocidente e sua difusão no ocidente tomou vários caminhos um deles foi a prática do tai chi como forma de exercícios para a saúde o que levou a especulação e a pesquisas científicas sérias. Em 2004 tive a honra de participar como consultor e professor de tai chi numa pesquisa científica na área de medicina, uma tese de doutorado de uma acadêmica da USP. A pesquisa revelou bons resultados com a classe estudada.O Tai chi pode ser para saúde ou para a auto-defesa.

Além do Kung Fu já treinou outra Arte?
Sim, mas minha maior vivência foi dentro do kung fu. Na minha biografia relato apenas o período formal de treino onde já tenho uma prática mais constante dento do kung fu. Mas o meu inicio na arte marcial se deu bem cedo ainda quando criança nessa época tive uma pequena  vivência no judô, karatê e quando adulto paralelamente ao kung fu um pouco de full contact e kickboxing.

Gostaria de deixar um recado aos praticantes de kung fu e artes marciais?
Que continuem praticando sua arte marcial com amor e responsabilidade que levem a arte marcial como um caminho de vida ou como um esporte de prática saudável.

Uma frase:

“O primeiro passo para se realizar algo é acreditar que é possível”



Share This!


Um comentário:

  1. Bom saber que os benefícios das artes marciais estão cientificamente comprovados, é mais um ponto em nossa defesa.

    ResponderExcluir

Faça sua Participação, Comentem

Powered By Blogger · Designed By Blogger Templates