15 de jan. de 2012

Entrevista com Donnie Yen

Entrevista a Donnie Yen Iron Monkey

Yen, nasceu em Guangzhou, mas com origens de Taishan, Guangdong, China. Sua mãe era mestre em Wushu e Tai chi e seu pai, Klyster Yen, foi editor de um jornal. A família mudou-se para Hong Kong quando Yen tinha 2 anos, e mudou-se para Boston, Massachusetts, Estados Unidos, quando ele tinha 11. Sua irmã mais nova Chris Yen (Chi-Ching), também estudou artes marciais e é uma atriz, recentemente apareceu no filme independente Adventures of Johnny Tao: Rock Around the Dragon.

A partir de uma certa idade e com a influência de sua mãe, Yen estava interessado em artes marciais de todos os tipos, experimentando vários estilos, de Taekwondo a Wushu. Depois de deixar a escola, Yen decidiu ficar com Wushu. Preocupados que ele estava gastando muito tempo em Bostons Combat Zone, seus pais o mandaram para Pequim, num programa de treinamento de dois anos com o Beijing Wushu Team (Time de Wushu de Pequim). Em sua formação inicial em Guangzhou, China, seu instrutor Sr. Lee Yu-Man exigiu que Donnie cortasse seu cabelo estilo hippie, pois era inadequado. Quando ele quis voltar para os Estados Unidos, fez uma parada em Hong Kong e foi lá que ele conheceu Yuen Woo-ping, famoso coreógrafo de luta de Hong Kong.


Os primeiros papéis de Yen foram como dublê nos filmes Shaolin Drunkard (1983) e Taoism Drunkard (1984). Com 20 anos, ele assumiu o seu primeiro papel principal no filme Drunken Tai Chi de 1984. O filme girava em torno de Drunken Tai Chi, e embora não fosse um sucesso, o filme ajudou Yen a alcançar uma maior notabilidade. Algum tempo depois das filmagens de Drunken Tai Chi e Tiger Cage (1988), Yen fez blefaroplastia (cirurgia nas pálpebras ) e tinha corrigiu os dentes. As mudanças são muito visíveis nos filmes posteriores.

Yen ganhou um papel importante como General Lan em Once Upon a Time in China II (1992), que incluiu uma luta final, na qual seu personagem lutou contra Wong Fei Hung (Jet Li). Yen e Li se enfrentariam novamente em 2002 no filme Hero. Ele aprendeu a usar uma lança de um homem chamado Master Ma. Hero foi nomeado para a Melhor Filme Língua Estrangeira no Oscar de 2003, mas perdeu para o filme alemão Nowhere in Africa (2003).

Em 1997, Yen começou uma empresa de produção conhecida como Bullet Films, e fez sua estréia. Dois de seus filmes, Legend of the Wolf (1997) e Ballistic Kiss (1998), nos quais ele também estrelou, são amplamente considerados serem inovadores em seu estilo. Yen passou a coreografar cenas de lutas e ter papéis pequenos em Hollywood, como, por exemplo, Highlander: Endgame (2000) e Blade II (2002).

Ele mais tarde co-estrelou em Shanghai Knights (2003), com Jackie Chan. O papel de Wu Chow em Shanghai Knights foi originalmente oferecido à Robin Shou, mas devido à conflitos, ele rejeitou e que o papel foi entregue para Yen.

Yen coreografou as lutas da animação para video game Onimusha em 2004, que também dispõe de atores como Takeshi Kaneshiro e Jean Reno. Yen continuou a ser activo no cinema de Hong Kong nos anos 200


Parte 01 ( Em Inglês )
Parte 02 ( Em Inglês )

Share This!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua Participação, Comentem

Powered By Blogger · Designed By Blogger Templates