13 de jan. de 2012

ENTREVISTA COM PROFº LUIZ CARLOS

                               

Luiz Carlos

*Professor de Kung Fu Tradicional
*Professor de Wushu
*Diretor de Wushu Moderno da Federação Paulista
*Atleta da Seleção Brasileira de Wushu




O Que te levou á praticar Artes Marciais?
R: Assistia muitos filmes de artes marciais com Van damme, Bruce Lee e gostava das cenas de lutas.


Qual a sensação de uma competição por fora de nosso país?
 R: É um sensação maravilhosa que não da para descrever.Somente estando lá para saber realmente o quanto é importante. Pois assim como todos atletas da seleção, treinei muito duro, para um dia chegar a uma competição internacional, Chega a  passa um filme de todo os anos de treinamento para estar em um evento internacional, Competir fora do pais e conhecer atletas e técnicas diferentes me fez crescer muito como atleta e professor.

No 10th Campeonato Mundial de Wushu em Toronto o professor conheceu Zhao Qing uma lenda do Wushu moderno conte nos essa experiência: 
R: Lembro que estava almoçando em um restaurante proximo ao hotel, do qual estavam diversos atletas famosos da china como Lin Fan, He Jing De, e ao voltar vi o Zhao Qing Jian, no saguão do hotel conversando. Então não pensei duas vezes em pode me aproximar conhece-lo e tirar um foto, pois pensei " não é sempre que terei esta oportunidade de estar em um evento tão importante com o melhor atleta de Changquan da China. Ele foi tranquilo, comprimentou e deixou tirar a foto.

Então no outro dia pude assistir um performance dele e do time de beijing ao vivo no ginásio, durante a apresentação da competição. Realmente algo incrivel ver seus movimentos limpos, técnicos, super rapido e o famoso 720 parafuso em abertura (do qual somente tinha visto em videos).

Acredita que em nosso país o que mais dificulta o progresso dos atletas de wushu?
R: Vou colocar aqui em 3 etapas principais

1) Estrutura
 Pois aqui no Brasil ainda não temos uma estrutura oficial (que consiste em um tablado e carpete) que a maioria dos paises asiáticos tem, ou seja, treinamos em estrutura amadora, e quando chegamos em mundial temos que nos adaptar a outro tipo de área dentro de poucos dias.

2) Falta de treinamento adequado
Creio que a maioria dos atletas não tem tempo suficiente para treinamento devido a trabalho, estudos e outros. Isto faz com que o tempo de desenvolvimento dele seja maior, e com isso chega ao seu máximo muito mais tarde  comparado a um atleta de ponta da china.

3) Técnicos preparados
No brasil temos poucos técnicos de wushu capacitados e isto faz com que produzimos poucos atletas. Então nossa geração demora para se renovar.

O que mais  impressiona nos atletas internacionais?
 R: O que mais impressiona a primeira vista, são os atletas chineses, ou seja, chegar em um mundial e ver um atleta chines executando seus movimentos e saltos é algo "assustador". Pois somente vendo pessoalmente você descobre que o resto do mundo esta muito, mas muito longe do nivel deles, mesmo os paises asiaticos como Hong Kong, Japão, Macao, etc.
Fora a China, os atletas que mais me impressionaram foram:

1) Jia Rui de Macao, um cara muito rapido, explosivo e com um estilo único.
2) Geng Xiao Ling(Foto) de Hong Kong, uma das mulheres mais rapidas que já vi e que chega bem proximo ao nivel de um atleta da china.
3) He Jing De de Hong Kong um atleta de 35 anos no ultimo mundial que mesmo velho consegue competir de igual com jovens de 18 anos e supera-los.
4) Daria Tarassova (Seus saltos e força)

Lu Yong Xu é uma lenda do gunshu e daoshu, qual sua opinião sobre sua técnica? 
R: Lu Yong Xu é sensacional, foi o atleta que em 2009 arrancou o maior aplauso da plateia e fez com que todos os atletas e publico parassem para ve-lo competir.
Sua técnica é precisa, rapida e muito superior ao resto dos paises e mesmo dos atletas da china na minha opinião em Gunshu e Daoshu




O Que levou a criação da Wushu Life e qual o objetivo desta equipe?
R: O que me levou a criar a Wushu Life foi devido a convites para apresentações em pré-estreias de filmes, festas,  eventos em geral, e por isso resolvi criar uma equipe para apresentar em eventos e com o passar do tempo surgiu o interesse também em formar atletas para competições. Ou seja, atualmente o objetivo  da Wushu Life é ter uma equipe para competições e apresentações.
 
Como é a relação dos atletas Brasileiros quando estão nas competições?
 R: A relação entre todos é a melhor possivel, porque é um grupo que treina há bastante tempo junto, e faz com que o time fique entrosado, o que fortalece na competição. Todos estão treinados e sabem na hora da competição o que fazer, ou seja, dar o seu máximo. Certamente todos tem nervosismo, alguns medos de fracassar, o que é comum para o nosso esporte.

Os atletas internacionais são muito bons em wushu, acredita que o Brasil tem uma boa seleção ao nível internacional?
R: Sim, o Brasil esta melhorando a cada ano. Estamos entre os melhores das américas e temos diversos atletas campeões sulamericanos e panamericanos e alguns atletas entre os 10 melhores do mundo. Mas chegar ao nivel de atletas asiáticos ainda estamos longe e na minha opinião sera muito dificil, devido ao que foi mencionado acima e o fato dos mesmo serem profissionais e nós amadores.

Dentro das Artes Marciais o que o senhor acredita que seja a coisa mais importante para o real aproveitamento?
 R: Vou numerar o que acho importante

- Amor (prazer por treinar)
- Disciplina (ser disciplinado e dedicado para treino)
- Respeito (ter respeito por seu professor e alunos)
- Entendimento Marcial (entender o que esta fazendo)

Hoje em dia o UFC e MMA são muito falados na mídia e pouco se vê da Arte do wushu moderno o que o senhor acredita que faria isto melhorar?
 Temos que primeiro tirar os "nossos egos" e divulgar cada vez mais wushu moderno. Somente divulgando de forma correta as pessoas saberam dar valor ao nosso esporte.

Gostaria de deixar um recado aos nossos leitores?
Pratiquem sempre com amor a sua arte. Respeitem seus Professores, Técnicos, Atletas e Amigos de treino e nunca desistir e treinar. Somente com treino, tempo e dedicação conseguimos conquistar nossos objetivos.

Uma frase preferida:

Quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho.

Share This!


6 comentários:

  1. Muito boa a matéria. Assim que vamos divulgar esse esporte tão lindo no nosso país, cada um fazendo sua parte. Parabéns ao Luiz e ao Blog.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Samara este é o objetivo do Blog!

    ResponderExcluir
  3. éssa entrevista me ajudou muito, pode ter certeza que vou me dedicar muito mais agora! abrigado. xin long

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. antigamente era Thomaz Chan (SP) e depois Wang Hsiao Po (brasilia) atualmente o grande divulgador do wushu competitivo é o Luiz Carlos.

    ResponderExcluir

Faça sua Participação, Comentem

Powered By Blogger · Designed By Blogger Templates