11 de jan. de 2012

ENTREVISTA COM Profº Gutemberg Lins


 Gutemberg Lins
*Professor de Kung Fu Shaolin
*Membro do Centro de Prática de Wushu *Tradicional
*Diretor do Centro Internacional de Shaolin Wushu
*Fundador da Action Kung Fu
*Dublê de Ação Profissional e Coreógrafo de Lutas









O que te levou ao interesse das Artes Marciais?
Desde a infância sempre fui apaixonado pelas artes marciais. Meu primeiro contato tive com a arte do Karate onde meu primo que me incentivou a participar de algumas aulas práticas. Para mim essa foi uma importante fase da minha vida onde conheci o caminho das artes marciais.

O senhor já teve muitos professores?
Desde que iniciei na prática do Kung Fu os meus antigos professores foram Grão Mestre Gilberto Cabral da Costa (IBAMC), Professor Alexandre Bento (Youn Jee Wushu Institute) e Mestre Lap Wah Ng (Família Ng).

Como é sua relação com o Mestre Alberto Garcia Bertoli?
Minha relação com meu atual Shifu é excelente. Tenho um enorme respeito e admiração pela sua pessoa e pelas suas qualidades como “Mestre”. Ele supervisiona todo o meu trabalho dentro da nossa família marcial, além de me incentivar e apoiar em meus projetos paralelos à prática regular do Kung Fu Shaolin. Desde o ano de 2003 ele vem me educando e instruindo dentro da tradição do estilo marcial do Templo Shaolin. Tenho um papel importante em transmitir seus conhecimentos aos meus alunos. É uma grande responsabilidade para mim representa-lo pois faço parte de uma grandiosa família marcial onde Shifu Alberto Garcia representa no Brasil grandes autoridades de nosso estilo sendo eles Mestre Miguel Angel Mansilla e Grão Mestre Chen Quan Zhong (ex-monge instrutor do Templo Shaolin de Henan que vive atualmente em Buenos Aires, Argentina).

O treino de Shaolin Quan é bem diferente dos demais estilos?
Sim. O estilo Shaolin Quan difere de outros estilos tradicionais do Brasil, pois toda nossa preparação física (aquecimento) não executamos exercícios de educação física, mas sim exercícios tradicionais de Shaolin, trabalhos de flexibilidade, fortalecimento de articulações, respirações e técnicas básicas de Qi Gong, além de aplicações marciais de formas (Taolu). Nos treinamentos avançados do estilo desenvolvemos práticas de Qi Gong budista como Yi Jin Jing (Transformações de Músculos e Tendões) – técnica clássica de prática interna do Templo Shaolin.

O que te levou á participar da Academia de Dublês Águias de Fogo ?
Sempre fui fã do gênero ação e artes marciais no cinema. Em 2003 meu antigo grupo de Wushu se apresentava nos desfile de modelos chamado “Garota Moto Velocidade” organizado pelo meu amigo e empresário Renato Cury. Dentre muitos jurados desses eventos estava Carlos Sabugo fundador da Academia de Dublês Águias, a primeira escola da América Latina. Carlos Sabugo sempre acompanhou meu trabalho nos eventos e um dia ele me convidou para uma pequena apresentação de Kung Fu para o SBT em um Shopping da grande São Paulo. Lá conheci seu sócio Helio Febronio que solicitou meus dados pessoais e fotos para uma grande produção de Hollywood que seria rodado aqui em São Paulo onde mais tarde tive a oportunidade de participar. Logo em seguida participei do curso profissional de Dublê de Ação oferecido pela escola e vindo a me formar no ano de 2009.

Quais suas participações como Dublê de Ação em filmes?         
Em 2007 tive minha primeira participação foi no filme internacional “Ensaio Sobre a Cegueira”, uma grande produção com atores de Hollywood e dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles.
No ano de 2008 tive a oportunidade de participar do filme chinês “Plastic City”. Nesse filme participei com o ator Anthony Wong, uma das maiores celebridades do cinema chinês em uma pequena cena de luta onde fui treinado pelo coreógrafo Lee Tat Chiu de Hong Kong (foto) que foi treinador de elenco do filme Matrix, além de fazer parte da equipe de dublês de Jackie Chan.  
Participei do filme “Salve Geral” dirigido por Sergio Rezende onde relata os ataques aos policiais de São Paulo pelo grupo criminoso PCC. Esse foi meu primeiro trabalho de ação fora das cenas de lutas onde realizei minha primeira cena de tiro em corpo num filme. “Salve Geral” foi incluído na lista para concorrer à disputa a uma vaga na premiação do Oscar 2009.   

No filme “Lula O Filho do Brasil” dirigido por Fabio Barreto conta a história de vida política do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. Nesse filme participei de uma cena de luta corporal numa manifestação entre metalúrgicos e policiais. “Lula O Filho do Brasil” foi indicado para concorrer a uma vaga na premiação do Oscar 2010.   



Quais suas participações como Dublê de Ação na TV?   
Na TV participei de diversos programas, entrevistas e matérias com a Equipe de Dublês Águias de Fogo nas emissoras Rede Record, Rede TV e SBT. Trabalhei diversas personalidades como Ana Hickmann, Marcos Mion, Gugu, Celso Portiolli, etc. Desde o ano de 2008 trabalho com a produção do Programa Silvio Santos no quadro “Gincanas do parque Aquático”.     
Recentemente ganhei o prêmio de 2º. colocado no quadro “Show de Calouros da Internet” onde Silvio Santos apresentou ao Brasil o meu vídeo de treinamento de Dublê de Ação.        

Vídeo  http://www.youtube.com/watch?v=0O6BV6ztprM  

  


O senhor ainda compete?
Sim. Sempre que posso vou aos campeonatos para competir. Atualmente meu principal objetivo em uma competição não seria acumular medalhas ou troféus. Meu foco está em demonstrar meu trabalho técnico como atleta e promover o trabalho oferecido pela minha escola. Competir para mim não é uma obrigação, mas sim sempre será um desafio a ser cumprido. 
Como é a relação entre o senhor Professor e seus discípulos?  

Considero os meus alunos pessoas especiais e os considero como membros de minha família. Para mim todos são iguais e todos tem um papel importante para o nosso crescimento em equipe. Meu papel fundamental como Professor é sempre agir como um “pai” para meus alunos, procurando instruí-los da melhor maneira não só na prática do Kung Fu, mas também em seu relacionamento familiar e na sociedade em geral.

O que levou á criação da Action Kung? Como foi a idéia?
Hoje em dia as artes marciais em geral conquistaram cada vez mais espaço chamando a atenção da mídia e principalmente do cinema. Hoje no Brasil não é comum encontrarmos profissionais qualificados em artes marciais para atuarem na área de Teatro, Cinema e Televisão com coreografias de lutas e treinamento para atores em cenas de ação. Vi como obrigação lançar esse tipo de trabalho com a experiência que adquiri nos conhecimentos no Kung Fu, exibições ao público e também contando com minha experiência na TV e no cinema. Também com minha equipe de Kung Fu fomos o grupo que mais divulgou filmes de artes marciais no cinema do Brasil. Após reunir alguns de meus alunos mais graduados, outros especialistas em acrobacias e Parkour fundei a Action Kung Fu e a partir daí realizamos trabalhos profissionais em comerciais, curtas metragens, programas de TV e eventos.          

Gostaria de deixar algum recado?

Gostaria de deixar meu agradecimento especial ao Professor Julio Cesar da Família Long que nos cedeu esse espaço para divulgar nosso trabalho. Agradeço também aos meus alunos, amigos, parceiros e familiares pelo apoio ao nosso trabalho.

Todos nós artistas marciais temos que seguir o caminho da verdade, da paz e da justiça. Na estrada da vida e do sucesso não olhe para o que falte andar, mas sim olhe o quanto você andou. Procure fazer seu trabalho melhor a cada dia, procure se sentir melhor e mais confiante buscando assim alcançar seus objetivos. Não desista com o fracasso, mas aprenda e vença com o fracasso.      
Gutemberg Lins         

Para aqueles que querem conhecer nosso trabalhos visite os nossos sites:
Shaolin Wushu
www.shaolinwushubrasil.com         
Action Kung Fu
www.actionkungfubrasil.com

Gostaria de agradecer pela participação e Humildade.

Share This!


Um comentário:

Faça sua Participação, Comentem

Powered By Blogger · Designed By Blogger Templates