23 de fev. de 2012

ENTREVISTA COM SHIFU SAMIR



O mestre Samir começou seu treinamento de Wushu tradicional com 13 anos, tendo praticado várias técnicas com diversos mestres. Atualmente o mestre Samir é aluno e representante do Grão-Mestre Edward Aguirre (AWS - USA). O mestre Samir é presidente da Uberaba Wushu Society Brasil; vice-presidente da Liga Uberabense de Kung-Fu; membro da American Wushu Society - USA. É analista químico; técnico em informática; terapeuta (Acupuntura, Auriculoacupuntura, Quiropatia, Shiatsu, Tui-Na, Massoterapeuta). O mestre Samir possui vários títulos no Wushu e é reconhecido nacional e internacionalmente. Um dos fundadores da Liga Uberabense de Kung-Fu; fundador da Uberaba Wushu Society Brasil.




COM QUANTOS ANOS COMEÇOU OS TREINOS E PQ?
Comecei meus treinamentos no Kung-Fu com 13 anos de idade (Tenho 44 anos agora). Antes disso já gostava muito de me exercitar, porém não havia escolas de artes marciais na cidade onde eu morava. Nesta época assistia aos filmes de artes marciais que passava na TV e achava a habilidade demonstrada pelos atores uma coisa impressionante e que com certeza seria algo maravilhoso de aprender. Manifestei meu interesse em aprender o Kung-Fu para os meus pais que então, providenciaram os meios para que eu pudesse iniciar meus treinamentos em outra cidade. Desta forma o porquê de eu ter iniciado meus treinamentos no Kung-Fu foi pela beleza, maestria, autocontrole, força e poder que eu via nesta modalidade naquela época.

QUAIS AS ARTES QUE JÁ TÊM PRATICADO?
Desde o começo me dediquei ao aprendizado das artes marciais chinesas. Algumas das técnicas/estilos que aprendi são:
1.       Wushu Moderno
2.       Kung-Fu Tradicional
3.       Taijiquan (Yang, Chen, Sun, Wu, Zhao Bao)
4.       Jingangquan (Punho do diamante)
5.       Ba Ji Quan (Oito punhos extremos)
6.       Tongbeiquan (Macaco branco)
7.       Tanglangquan (Punho do Louva-a-Deus) esta forma meu mestre aprendeu diretamente do mestre Yu Hai (Grande mestre do Kung-Fu e ator nos filmes de ação)
8.       Shaolin Kung-Fu (Alguns Taolus)
9.       Wudang Kung-Fu (Alguns Taolus)
10.    Shaolin Qin-Na
11.    San-Da
12.    Shuaijiao
13.    Chi Kung (Yijinjing, Baduanjin, Xi Sui Jin, Tao Yin, Chang Tzu Pa Fa, Tai Chi Chi Kung.
ATUALMENTE QUEM É SEU MESTRE?
Meu mestre chama-se Edward Aguirre. Ele mora em New York – USA. Treinou na China com renomados mestres, dentre eles Wu Bin (que foi técnico do ator Jet Li) e Yu Hai (que já participou de filmes com o ator Jet Li).
QUEM É SEU ÍDOLO NO KUNG FU?
Poderia citar algum ator famoso aqui, mas prefiro dizer que meu ídolo no Kung-Fu é meu mestre Edward Aguirre. Ele saiu da Espanha com quatro anos de idade apenas com o tio rumo à China, lá treinou duro e ao mesmo tempo tinha que estudar e aprender outros idiomas inclusive o chinês. Ele sempre me disse que o treinamento lá era muito duro e que quando seus mestres colocavam as crianças em uma posição de espacate, elas tinham que permanecer até por uma hora treinando a flexibilidade. Algumas crianças tentavam burlar os treinos dizendo que tinham de ir ao banheiro fazer xixi, mas os mestres muito rigorosos não permitiam e, muitas faziam ali mesmo onde estavam. Outro ponto a respeito de meu mestre foi que ele teve uma lesão séria na coluna cuja quais os médicos disseram que ele não andaria mais. Ele sofreu esta lesão durante uma competição de Wushu na China. Mas ele não desanimou disse para si mesmo que o poder do Kung-Fu o faria andar novamente e assim foi. E além de andar, treina e ministra aulas em New York. Sem falar é claro no espírito tradicional das artes marciais chinesas que expressa qualidades morais que abençoam a humanidade que ele insiste em praticar e que seus discípulos também as sigam.
QUAL ESTILO É ENSINADO EM SUA ESCOLA?
Não ensino um “estilo” de Kung-Fu na minha escola. Meu mestre treinou em grandes centros de Wushu na China tais como, Beijing e Shanghai e eu sigo a mesma metodologia por ele empregada em suas aulas com exercícios dinâmicos e científicos.
Assim na minha escola tenho um sistema de artes marciais nomeado de Nan Bei Ji Quan, que quer dizer Punhos Extremos do Sul e do Norte e que inclui Wushu Moderno, Kung-Fu Tradicional e as artes marciais chinesas internas.
Não temos uma árvore genealógica como nos estilos tradicionais, isto porque a metodologia vem de grandes universidades que ensinam o Wushu Kung-Fu.
ACREDITA QUE O KUNG FU É UMA ARTE QUE CRESÇE CADA DIA MAIS EM NOSSO PAÍS?
É uma pergunta difícil de responder. Hoje em dia temos mais professores e escolas que ensinam o Kung-Fu? Com certeza sim, mas todos estes professores e escolas estão preparados para ensinar e administrar? Eis a grande questão. Crescer apenas em número de escolas, professores e praticantes não significa um crescimento verdadeiro. Hoje em dia tem acontecido uma vulgarização no Kung-Fu, muitas pessoas que praticaram alguns poucos anos ou meses e que há muito tempo já não praticam mais, de um momento para outro abrem escolas e se intitulam Shifu. Muitas vezes são concorrentes desleais cobrando mensalidades muito abaixo daquele que o mercado exige. Como as pessoas que procuram estes “professores” na maioria das vezes são leigas no assunto acabam crendo que eles realmente são legítimos representantes do Kung-Fu.
Infelizmente muitos destes pseudo-professores estão apenas passando o tempo e “fazendo” um dinheirinho extra. Desta forma o Kung-Fu parece crescer, mas como não há um fundamento sólido acaba no descrédito por parte da sociedade.
A falta de preparo faz com que estas pessoas propaguem uma idéia incorreta sobre as artes marciais que é vista pela sociedade apenas como uma “briga”. E o valor intrínseco do Kung-Fu fica relegado.
O QUE ACHA QUE OS MESTRES E PROFESSORES DEVERIAM FAZER PARA CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO DA ARTE EM NOSSO PAÍS?
Ser honestos em primeiro lugar. Ainda hoje acontece o absurdo de um professor falar mal de outro professor para parecer maior do que aquele diante dos alunos e da sociedade, porém isto apenas caracteriza sua inferioridade.
Fazer um profundo exame de consciência e se não estiver à altura das artes marciais chinesas, deve-se retirar e não ministrar aulas. Uma pessoa não deveria ministrar aula apenas como hobby ou para ganhar um dinheirinho extra. Também não deveria ministrar aulas se seus conhecimentos não são suficientes e ou se não têm um mestre competente para auxiliá-lo.
Um professor deve ter humildade para sempre buscar aprimorar aquilo que sabe e buscar novos conhecimentos.
O Kung-Fu só poderá crescer realmente quando seus representantes estiverem bem preparados não apenas fisicamente e tecnicamente, mas também devem estar bem preparados como empresários, uma vez que muitos têm suas próprias academias.
Os professores devem valorizar sua profissão assim como profissionais de outros setores valorizam suas profissões. A medicina, por exemplo, cresce e evolui porque os médicos e a sociedade respeitam este ramo de profissão concedendo importância que é vital.
Quando um médico, advogado ou engenheiro, por exemplo, chega a algum lugar geralmente é bem recebido e respeitado, isto ocorre porque estes profissionais respeitam e valorizam suas profissões. Por outro lado muitas vezes isso não ocorre com professores de artes marciais. Isto porque muitos professores se vestem mal, se expressam mal e faltam-lhes a finesse no trato com as pessoas.
Ouço muitas vezes alguns professores dizerem que não ministram aulas por dinheiro, que são muito elevados espiritualmente. Ora, isso é apenas hipocrisia. Todo trabalhador é digno de seu salário já diziam as antigas escrituras na Bíblia. Uma pessoa pode ser ao mesmo tempo rica espiritualmente e rica materialmente o que lhe conferirá a oportunidade inclusive de ajudar mais pessoas. Por outro lado muitos se escondem atrás de uma falsa humildade, quando na verdade estão inconscientemente assinalando sua incapacidade para demonstrar o sucesso. Tais pessoas não entram no reino (ou seja, não contribuem efetivamente para o crescimento real das artes marciais) e não deixam os outros entrarem (porque a sociedade acaba achando que são todos iguais).
Um professor não deve promover a desordem e a violência cultivando em seus alunos um espírito que enxerga apenas a “luta” nas artes marciais. Um verdadeiro professor deve proporcionar crescimento interior aos seus alunos.
QUANTAS PESSOAS REPRESENTAM A AMERICAN WUSHU SOCIETY-USA NO BRASIL?
No Brasil a Uberaba Wushu Society Brasil (Cujo presidente sou eu) é a única entidade credenciada pela a American Wushu Society – USA. Sendo assim qualquer um que queira seguir a metodologia daquela entidade deve necessariamente estar vinculado à Uberaba Wushu Society Brasil.
A American Wushu Society possui representantes em outros países.
QUAL  É SEU SONHO PARA AS ARTES MARCIAIS EM NOSSO PAÍS?
Que elas sejam tão respeitadas como quaisquer outras profissões seja um Juiz, médico, advogado e etc., e que seus divulgadores (mestres e professores) sejam também bem recompensados financeiramente assim como em outras profissões.
Pode parecer utopia, mas eu acredito que cada profissão tem uma razão de ser e não deveria haver especialismos. Um médico pode ganhar muito dinheiro porque as pessoas lhe conferem muito poder e importância, mas e se ninguém quisesse trabalhar como lixeiro? E se não houvesse os bons professores de artes marciais que cultivam em seus alunos uma conduta correta fazendo-os afastarem de maus caminhos?
Assim meu sonho é que a sociedade reconheça o valor das artes marciais para formar bons cidadãos, proporcionar saúde física, mental e espiritual, entretenimento, autoconfiança, autocontrole, educação e cultura.
Quem sabe também fosse interessante a criação de um Conselho Federal de Artes Marciais e seus conselhos regionais para regulamentar melhor a profissão.
DEIXE UM RECADO PARA NOSSOS LEITORES:Eu diria: Nosso trabalho é importante. Reconheça isto, valorize isto. Está é a única forma de outras pessoas reconhecerem também.
Todo mundo que está disposto a aprender artes marciais chinesas devem se preocupar com a compreensão da virtude das artes marciais (Wude) e agir em conformidade. Quem não cumprir com estas virtudes, nunca será um verdadeiro mestre das artes marciais. Ela ou ele vai, no máximo, ser um atleta e copiar certos movimentos sem entender o verdadeiro sentido do exercício do Wushu. Aprender artes marciais chinesas vai além do aprendizado dos movimentos vazios, o verdadeiro aprendizado de fato requerem certa atitude na vida. Exercendo, assim, idealmente Wushu se torna uma parte importante da sua vida. Aqueles que não se esforçam para atingir esse nível de aprendizagem serão sempre mais ou menos superficial na formação das artes marciais. Aprender artes marciais é como qualquer outra tentativa de dominar algumas habilidades: ela exige perseverança, paciência, uma vontade forte e um bom professor. Wushu não se trata de superar um adversário, é sobre a superação de si mesmo. Wushu não é apenas uma atividade esportiva, mas uma formação do caráter e da mente. Todo estudante de Wushu deverá utilizar exercícios regulares Wushu e de conformidade com os princípios da Wude para elaborar o próprio caráter e cultivar o corpo. Na China, isso é chamado de "Xiuxing yangshen" ou "Wude xiuyang" (literalmente: "para corrigir o caráter e cultivar o corpo" ou "corrigir e cultivar com a virtude das artes marciais").
O termo "Wude" é uma combinação das palavras Daode e Wushu.
Wushu refere-se a todas as artes marciais chinesas, e
Daode pode ser traduzido como a virtude.
Wude, portanto, significa a virtude das artes marciais.
O conceito de Wude inclui elementos do confucionismo, taoísmo e do budismo.

Agradeço ao professor Julio Cesar pelo convite para esta entrevista. E peço vênia aos colegas pela sinceridade com a qual tratei alguns temas acima.
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