O mestre Samir começou seu treinamento de
Wushu tradicional com 13 anos, tendo praticado várias técnicas com diversos
mestres. Atualmente o mestre Samir é aluno e representante do Grão-Mestre
Edward Aguirre (AWS - USA). O mestre Samir é presidente da Uberaba Wushu
Society Brasil; vice-presidente da Liga Uberabense de Kung-Fu; membro da
American Wushu Society - USA. É analista químico; técnico em informática;
terapeuta (Acupuntura, Auriculoacupuntura, Quiropatia, Shiatsu, Tui-Na,
Massoterapeuta). O mestre Samir possui vários títulos no Wushu e é reconhecido
nacional e internacionalmente. Um dos fundadores da Liga Uberabense de Kung-Fu;
fundador da Uberaba Wushu Society Brasil.
COM
QUANTOS ANOS COMEÇOU OS TREINOS E PQ?
Comecei
meus treinamentos no Kung-Fu com 13 anos de idade (Tenho 44 anos agora). Antes
disso já gostava muito de me exercitar, porém não havia escolas de artes
marciais na cidade onde eu morava. Nesta época assistia aos filmes de artes
marciais que passava na TV e achava a habilidade demonstrada pelos atores uma
coisa impressionante e que com certeza seria algo maravilhoso de aprender.
Manifestei meu interesse em aprender o Kung-Fu para os meus pais que então,
providenciaram os meios para que eu pudesse iniciar meus treinamentos em outra
cidade. Desta forma o porquê de eu ter iniciado meus treinamentos no Kung-Fu
foi pela beleza, maestria, autocontrole, força e poder que eu via nesta modalidade
naquela época.
QUAIS
AS ARTES QUE JÁ TÊM PRATICADO?
Desde o
começo me dediquei ao aprendizado das artes marciais chinesas. Algumas das
técnicas/estilos que aprendi são:
1.
Wushu Moderno
2.
Kung-Fu Tradicional
4. Jingangquan (Punho do diamante)
5.
Ba Ji Quan (Oito punhos extremos)
6.
Tongbeiquan (Macaco branco)
7.
Tanglangquan (Punho do Louva-a-Deus) esta forma meu mestre aprendeu
diretamente do mestre Yu Hai (Grande mestre do Kung-Fu e ator nos filmes de
ação)
8.
Shaolin Kung-Fu (Alguns Taolus)
9.
Wudang Kung-Fu (Alguns Taolus)
10.
Shaolin Qin-Na
11.
San-Da
12.
Shuaijiao
13.
Chi Kung (Yijinjing, Baduanjin, Xi Sui Jin, Tao Yin, Chang Tzu Pa
Fa, Tai Chi Chi Kung.
ATUALMENTE
QUEM É SEU MESTRE?
Meu
mestre chama-se Edward Aguirre. Ele mora em New York – USA. Treinou na China
com renomados mestres, dentre eles Wu Bin (que foi técnico do ator Jet Li) e Yu
Hai (que já participou de filmes com o ator Jet Li).
QUEM
É SEU ÍDOLO NO KUNG FU?
Poderia
citar algum ator famoso aqui, mas prefiro dizer que meu ídolo no Kung-Fu é meu
mestre Edward Aguirre. Ele saiu da Espanha com quatro anos de idade apenas com
o tio rumo à China, lá treinou duro e ao mesmo tempo tinha que estudar e
aprender outros idiomas inclusive o chinês. Ele sempre me disse que o
treinamento lá era muito duro e que quando seus mestres colocavam as crianças
em uma posição de espacate, elas tinham que permanecer até por uma hora
treinando a flexibilidade. Algumas crianças tentavam burlar os treinos dizendo
que tinham de ir ao banheiro fazer xixi, mas os mestres muito rigorosos não
permitiam e, muitas faziam ali mesmo onde estavam. Outro ponto a respeito de
meu mestre foi que ele teve uma lesão séria na coluna cuja quais os médicos
disseram que ele não andaria mais. Ele sofreu esta lesão durante uma competição
de Wushu na China. Mas ele não desanimou disse para si mesmo que o poder do
Kung-Fu o faria andar novamente e assim foi. E além de andar, treina e ministra
aulas em New York. Sem falar é claro no espírito tradicional das artes marciais
chinesas que expressa qualidades morais que abençoam a humanidade que ele
insiste em praticar e que seus discípulos também as sigam.
QUAL
ESTILO É ENSINADO EM SUA ESCOLA?
Não
ensino um “estilo” de Kung-Fu na minha escola. Meu mestre treinou em grandes
centros de Wushu na China tais como, Beijing e Shanghai e eu sigo a mesma
metodologia por ele empregada em suas aulas com exercícios dinâmicos e
científicos.
Assim na minha escola tenho um sistema de artes marciais nomeado de Nan Bei Ji Quan, que quer dizer Punhos Extremos do Sul e do Norte e que inclui Wushu Moderno, Kung-Fu Tradicional e as artes marciais chinesas internas.
Assim na minha escola tenho um sistema de artes marciais nomeado de Nan Bei Ji Quan, que quer dizer Punhos Extremos do Sul e do Norte e que inclui Wushu Moderno, Kung-Fu Tradicional e as artes marciais chinesas internas.
Não
temos uma árvore genealógica como nos estilos tradicionais, isto porque a
metodologia vem de grandes universidades que ensinam o Wushu Kung-Fu.
ACREDITA
QUE O KUNG FU É UMA ARTE QUE CRESÇE CADA DIA MAIS EM NOSSO PAÍS?
É uma
pergunta difícil de responder. Hoje em dia temos mais professores e escolas que
ensinam o Kung-Fu? Com certeza sim, mas todos estes professores e escolas estão
preparados para ensinar e administrar? Eis a grande questão. Crescer apenas em
número de escolas, professores e praticantes não significa um crescimento
verdadeiro. Hoje em dia tem acontecido uma vulgarização no Kung-Fu, muitas
pessoas que praticaram alguns poucos anos ou meses e que há muito tempo já não
praticam mais, de um momento para outro abrem escolas e se intitulam Shifu.
Muitas vezes são concorrentes desleais cobrando mensalidades muito abaixo
daquele que o mercado exige. Como as pessoas que procuram estes “professores”
na maioria das vezes são leigas no assunto acabam crendo que eles realmente são
legítimos representantes do Kung-Fu.
Infelizmente
muitos destes pseudo-professores estão apenas passando o tempo e “fazendo” um
dinheirinho extra. Desta forma o Kung-Fu parece crescer, mas como não há um
fundamento sólido acaba no descrédito por parte da sociedade.
A falta
de preparo faz com que estas pessoas propaguem uma idéia incorreta sobre as
artes marciais que é vista pela sociedade apenas como uma “briga”. E o valor
intrínseco do Kung-Fu fica relegado.
O
QUE ACHA QUE OS MESTRES E PROFESSORES DEVERIAM FAZER PARA CONTRIBUIR PARA O
CRESCIMENTO DA ARTE EM NOSSO PAÍS?
Ser
honestos em primeiro lugar. Ainda hoje acontece o absurdo de um professor falar
mal de outro professor para parecer maior do que aquele diante dos alunos e da
sociedade, porém isto apenas caracteriza sua inferioridade.
Fazer um
profundo exame de consciência e se não estiver à altura das artes marciais
chinesas, deve-se retirar e não ministrar aulas. Uma pessoa não deveria
ministrar aula apenas como hobby ou para ganhar um dinheirinho extra. Também
não deveria ministrar aulas se seus conhecimentos não são suficientes e ou se
não têm um mestre competente para auxiliá-lo.
Um
professor deve ter humildade para sempre buscar aprimorar aquilo que sabe e
buscar novos conhecimentos.
O
Kung-Fu só poderá crescer realmente quando seus representantes estiverem bem
preparados não apenas fisicamente e tecnicamente, mas também devem estar bem
preparados como empresários, uma vez que muitos têm suas próprias academias.
Os
professores devem valorizar sua profissão assim como profissionais de outros
setores valorizam suas profissões. A medicina, por exemplo, cresce e evolui
porque os médicos e a sociedade respeitam este ramo de profissão concedendo
importância que é vital.
Quando
um médico, advogado ou engenheiro, por exemplo, chega a algum lugar geralmente
é bem recebido e respeitado, isto ocorre porque estes profissionais respeitam e
valorizam suas profissões. Por outro lado muitas vezes isso não ocorre com
professores de artes marciais. Isto porque muitos professores se vestem mal, se
expressam mal e faltam-lhes a finesse no trato com as pessoas.
Ouço
muitas vezes alguns professores dizerem que não ministram aulas por dinheiro,
que são muito elevados espiritualmente. Ora, isso é apenas hipocrisia. Todo
trabalhador é digno de seu salário já diziam as antigas escrituras na Bíblia.
Uma pessoa pode ser ao mesmo tempo rica espiritualmente e rica materialmente o
que lhe conferirá a oportunidade inclusive de ajudar mais pessoas. Por outro
lado muitos se escondem atrás de uma falsa humildade, quando na verdade estão
inconscientemente assinalando sua incapacidade para demonstrar o sucesso. Tais
pessoas não entram no reino (ou seja, não contribuem efetivamente para o
crescimento real das artes marciais) e não deixam os outros entrarem (porque a
sociedade acaba achando que são todos iguais).
Um
professor não deve promover a desordem e a violência cultivando em seus alunos
um espírito que enxerga apenas a “luta” nas artes marciais. Um verdadeiro
professor deve proporcionar crescimento interior aos seus alunos.
QUANTAS
PESSOAS REPRESENTAM A AMERICAN WUSHU SOCIETY-USA NO BRASIL?
No
Brasil a Uberaba Wushu Society Brasil (Cujo presidente sou eu) é a única
entidade credenciada pela a American Wushu Society – USA. Sendo assim qualquer
um que queira seguir a metodologia daquela entidade deve necessariamente estar
vinculado à Uberaba Wushu Society Brasil.
A
American Wushu Society possui representantes em outros países.
QUAL
É SEU SONHO PARA AS ARTES MARCIAIS EM NOSSO PAÍS?
Que elas
sejam tão respeitadas como quaisquer outras profissões seja um Juiz, médico,
advogado e etc., e que seus divulgadores (mestres e professores) sejam também
bem recompensados financeiramente assim como em outras profissões.
Pode
parecer utopia, mas eu acredito que cada profissão tem uma razão de ser e não
deveria haver especialismos. Um médico pode ganhar muito dinheiro porque as
pessoas lhe conferem muito poder e importância, mas e se ninguém quisesse
trabalhar como lixeiro? E se não houvesse os bons professores de artes marciais
que cultivam em seus alunos uma conduta correta fazendo-os afastarem de maus
caminhos?
Assim
meu sonho é que a sociedade reconheça o valor das artes marciais para formar
bons cidadãos, proporcionar saúde física, mental e espiritual, entretenimento,
autoconfiança, autocontrole, educação e cultura.
Quem
sabe também fosse interessante a criação de um Conselho Federal de Artes
Marciais e seus conselhos regionais para regulamentar melhor a profissão.
DEIXE
UM RECADO PARA NOSSOS LEITORES:Eu
diria: Nosso trabalho é importante. Reconheça isto, valorize isto. Está é a
única forma de outras pessoas reconhecerem também.
Todo mundo que está disposto a aprender
artes marciais chinesas devem se preocupar com a compreensão da virtude das
artes marciais (Wude) e agir em conformidade. Quem
não cumprir com estas virtudes, nunca será um verdadeiro mestre das artes
marciais. Ela ou ele vai, no
máximo, ser um atleta e copiar certos movimentos sem entender o verdadeiro
sentido do exercício do Wushu. Aprender
artes marciais chinesas vai além do aprendizado dos movimentos vazios, o
verdadeiro aprendizado de fato requerem certa atitude na vida. Exercendo, assim, idealmente Wushu se
torna uma parte importante da sua vida. Aqueles
que não se esforçam para atingir esse nível de aprendizagem serão sempre mais
ou menos superficial na formação das artes marciais. Aprender artes marciais é como
qualquer outra tentativa de dominar algumas habilidades: ela exige
perseverança, paciência, uma vontade forte e um bom professor. Wushu não se trata de superar um
adversário, é sobre a superação de si mesmo. Wushu
não é apenas uma atividade esportiva, mas uma formação do caráter e da mente. Todo estudante de Wushu deverá
utilizar exercícios regulares Wushu e de conformidade com os princípios da Wude
para elaborar o próprio caráter e cultivar o corpo. Na China, isso é chamado de
"Xiuxing yangshen" ou "Wude xiuyang" (literalmente:
"para corrigir o caráter e cultivar o corpo" ou "corrigir e
cultivar com a virtude das artes marciais").
O termo "Wude" é uma combinação
das palavras Daode e Wushu.
Wushu refere-se a todas as artes marciais chinesas, e
Daode pode ser traduzido como a virtude.
Wude, portanto, significa a virtude das artes marciais.
O conceito de Wude inclui elementos do confucionismo, taoísmo e do budismo.
Wushu refere-se a todas as artes marciais chinesas, e
Daode pode ser traduzido como a virtude.
Wude, portanto, significa a virtude das artes marciais.
O conceito de Wude inclui elementos do confucionismo, taoísmo e do budismo.
Agradeço ao professor Julio Cesar pelo
convite para esta entrevista. E peço vênia aos colegas pela sinceridade com a
qual tratei alguns temas acima.
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