1 de fev. de 2012

CHIN-NA FA – TÉCNICAS CHINESAS DE DEFESA PESSOAL


A DEFESA PESSOAL DO KUNG FU

Matéria com Sifu Nilson Carvalho Yaguinuma





Sifu Nilson de acordo com seus conhecimentos e experiência explique nos, o chin-na é um estilo de kung fu? Como é ensinado e quais as técnicas envolvidas nessa prática?

O Chin-Na Fa (chin - agarrar , Na - controlar, segurar e Fa - Técnica) não é um estilo de Kung Fu. O Chin-na (qin na) ou em cantonês (Kam Na), é um conjunto de técnicas de auto-defesa das artes marciais chinesas ou kung fu como chamamos genericamente. É uma técnica que faz parte de quase todos os estilos de kung fu sendo que alguns estilos  tem o chin-na em  maior quantidade e outros estilos em menor quantidade.

O ensinamento inicial do chin-na envolve a aprendizagem passiva de técnicas de torções, chaves, quedas e imobilizações mas a sua aplicação ativa envolve primeiramente de estratégias e distrações e o uso de socos chutes e até agarrões seguido de chaves, torções e quedas dependo da situação envolvida.

Técnicas:
  • Ti (uso das pernas para chutes)
  • Da (usa das maos para socos e estocadas com dedos) 
  • Chin (pegar/agarrar)
  • Na (Segurar/imobilizar)
  • Shuai – Projeções e quedas
  • Kuo Guo – Deslocamentos de Ossos
  • Bi Qi – Técnicas de asfixiação
  • Zhau Jing – Pressionar músculos e Tendões
  • Feng Jing – causar danos nos músculos e tendões

          
Dentro da sua experiência na área como vê a abragencia desta prática e porque não é comum o treinamento do chin-na nas academias de kung fu ?

Atualmente muitos mestres e professores (não são todos), focam seu treinamento apenas nas competições de formas e separadamente no sanda moderno (luta de contato no sistema de kickboxing à forma chinesa), o que atrai mais alunos para suas academias e em decorrência desse interesse específico, relegam a prática do chin na por mais complexa e de demorada aprenddizagem. Na verdadade as técnicas do chin-na feitas as adaptações necessárias deveriam ser ensinada em conjunto com as outras técnicas do kung fu.

Outro fator importante é a falta de especialização nessa técnica, muitos professores não treinam ou não aprenderam de seus mestres e assim seus alunos também não aprendem porque seus professores não ensinam  e por consequência disto o conhecimento não passa para as próximas gerações ficando a prática relegada.

A abragência do chin-na é muito grande e embora possa e deva ser treinado em separado das formas, está presente dependo do estilo, em vários movimentos das formas e reforço a minha afirmativa que o chin na deveria ser treinado em todas as fases (níveis ou faixa) desde a fase inicial.













Treinamento de chin-na ministrado pelo Sifu Nilson 

Sifu ficamos sabemos que também trabalhou com segurança privada, nos fale um pouco sobre o chin-na nessa área:

O chin-na históricamente sempre foi utilizado por militares na china antiga e atualmente o exercito, a policia chinesa e as empresas de segurança privada chinesas usam o treinamento do chin-na na preparação de seus agentes.

O chin-na se encaixa perfeitamente nessa área porque com suas táticas e estratégias visa especificamente técnicas de controle e imoblização em situações necessárias.











Militares chineses em treinamento de chin-na no período pré olímpiada 2008












Treinamento de chin-na já na era moderna em livro de 1900 reeditado em 1936 por Liu Jinsheng

O Sifu tem um programa especifico de chin-na ou ministra o chin-na no seu programa normal de aula?

Prefiro ministrar o chin-na para todos os meus alunos no programa normal de aula. Todos os aluno aprendem esta prática desde a primeira fase (faixa), mas desde os primeiros dias de aula meus alunos já tem uma vivência básica e o chin-na faz parte do meu programa de aula.


Agradecemos a sua atenção e esclarecimentos sobre mais um tema da arte marcial chinesa e sucesso.

Cite nos uma frase que goste:

“Não é o mais forte nem o mais inteligente que sobrevive mas o que melhor se adapta as mudanças”
Charles Darwin

Contato com Sifu Nilson
Wing Chun – Jow Ga – Tai chi chuan e Chin-Na
Email: sifunilsoncarvalho@bol.com.br
Fone:  (11) 8124- 9382
Ton Lon Artes Marciais – (11) 5584 - 5178
Exercise Academia – (11) 3285 – 4217



Share This!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua Participação, Comentem

Powered By Blogger · Designed By Blogger Templates