7 de mar. de 2012

Entrevista com Shifu Mello


 SHIFU LUIS MELLO

COM QUANTOS ANOS INICIOU A PRÁTICA DAS ARTES MARCIAIS?
Iniciei minhas praticas oficialmente com 12 anos aproximadamente, mas a preparação foi dura e bem antes. As brincadeiras de meus amigos de rua eram duras. Guerras de pedras, brigas, porrada, brincaqr de guerra. Coisas assim. Tomei muita pedrada na cabeça, cai de muito muro e apanhei muito. Quando entrei em artes marciais foi mais fácil imagino. Hoje as pessoas estão muito despreparadas. Elas gostam de Jaspion, e o pior, se orgulham disso, como se fosse algo oldschool, algo de qualidade.
 O QUE TE LEVOU A TER A IDÉIA DE CRIAR O INSTITUTO LOHAN?
Minha idéia nasceu de ter um espaço para as praticas minhas e de meus amigos. Eu tinha um grupo ativo de amigos que treinávamos livremente no Parque do Piqueri. Treinavamos sem essas preocupações doentias de hoje em dia, de ser comercial, de se preocupar com a dureza da aula. Hoje se uma escola tem uma classe de 10 pessoas, caso tenho apenas uma pessoas meio mole, todos os outros pagam com isso, treinando como retardados.
 O QUE É ENSINADO DENTRO DO INSTITUTO LOHAN?
Kung Fu. Porém a definição chinesa totalitária. Desde combate realista sem luvas, armas chinesas tradicionais, Wushu, medicina, Budismo e poesias taoistas.
Eu ensino o denominado Chan, Wu, Yi – Zen, artes marciais e medicina chinesa. Muitos acham que são coisas separadas, mas na verdade são a mesma e única coisa. São os chamados “três tesouros de shaolin”. Tal tradição também pode ser chamada de “ Cha´n & Quan”, zen e boxe. Mas o mais importante, ensino o estudante a ter caráter, disciplina, humildade...e sempre buscar pela verdade em todos os aspectos!
ACREDITA NA EVOLUÇÃO DO SER ATRAVÉS DA ARTE MARCIAL?
Esse é o objetivo da arte marcial. Podemos treinar artes de combate, mas jamais alcançaremos seu nivel avançado que seria o motivo de lutar. Para que usar as habilidades? Para se auto promover? Se exibir? Ganhar campeonatos? Ou ajudar sua comunidade e as pessoas que convivem conosco?
 Kung Fu significa a esselencia do ser. Ser perfeito em tudo o que fizer. Na verdade buscar a perfeição. Atingi-la não é tão importante.
O QUE É A PRÁTICA DAS ARTES MARCIAIS PARA VOCÊ?
Tudo o que fazemos é arte marcial. Cada ação, cada pensamento e cada palavra.
 O QUE A ARTE MUDOU EM SUA VIDA?
Kung Fu me salvou de uma vida sedentária, de uma vida fraca. Me tornou forte para agüentar as durezas. Hoje em dia o Maximo que as pessoas pensam é ganhar dinheiro para se proteger das agruras e tristezas. Porem jamais vai dar certo. Os inimigos da vida penetram a mente, o coração e as veias. Não é somente medo de pobreza e etc.
QUAL A INFLUÊNCIA DO BUDISMO NO KUNG FU?
Kung fu não existiria sem o Budismo. Foi o Budismo que desenvolveu as disciplinas e a tradição. e a tradição ariana provinda da Asia Mesopotamica que foi até a índia e chegou na China. Muitos dizem que Kung Fu iria existir sem o Budismo. Mas quais os estilos que sobreviveram antes de Shaolin? Nem temos os nomes nem nada. O Budismo funda mentalizou o Kung Fu que se difundiu por toda a China. Até o Taichi veio de Shaolin!
QUAL A RELAÇÃO ENTRE O INSTITUTO LOHAN E O TEMPLO ZU LAI?
Dei aulas muitos anos lá. Me formei lá e aprendi o Budismo. Foi minha escola de Kung Fu, trabalho e caminho pessoal. Sem ele eu não estaria onde estou.  A mestra sinceridade me ensinou muito. Agora ela foi embora!

 O QUE LEVOU A IDÉIA DE PARTICIPAR DO PROGRAMA QUAL É SEU TALENTO DO SBT?
Eles me convidaram. Foi uma boa oportunidade de difundir o verdadeiro Kung Fu. Esse era meu ideal. Mostrar a verdade a uma nação alienada.
ACREDITA QUE A MÍDIA AJUDE NA DIVULGAÇÃO DA ARTE MARCIAL?
Não. Acho que atrapalha. Eles só usam a mídia para propagar lixo, e quando se referem a Kung Fu mostrar ele alienado, nunca ajudam em nada!
CONTE-NOS UM POUCO SOBRE SUA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA SUPERHUMANS DE STAN LEE’S:
Participei das gravações na Argentina. Foi muito difícil. Foram 4 dias de gravações e testes. Vai estrear em maio.




 UM RECADO AOS NOSSOS LEITORES:
Muitos acham que devem receber as vantagens de praticar o Kung Fu. Mas poucos dão algo em troca para o Kung Fu. A maioria é parasita. Pratique o coração bondoso e de algo em troca para o Kung Fu.

UMA FRASE PREFERIDA:
 “Muitos conhecem o caminho, mas poucos o trilham  de verdade!”
Bodidarma


Shifu Luis Mello


Telefone e fax - 32718628
Fixo-móvel - 28357653
Celular - 93785173

Share This!


6 comentários:

  1. Com quem aprendeu Kung fu de shaolin, pode dar mais detalhes, sempre fala de kung fu, do mestres e alunos mas nunca fala detalhes de onde aprendeu, com quem, quanto tempo....

    ResponderExcluir
  2. Para ele, só o Instituto Lohan é bom. As demais academias não servem de absolutamente em nada. O que é uma lástima, um homem como ele, pensar dessa forma.
    E como diz o primeiro comentário, ele nunca fala de suas origens. É como se só ele soubesse Kung Fu, os demais, não.

    ResponderExcluir
  3. Realmente. Ele quer transmitir simplicidade, humildade... mas não é nada disso, é detentor do saber, se acha... Se diz professor de wing chun, mas não diz com quem aprendeu, e seu wing chun se assemelha aos vistos nos livros...isso sem falar que ele é meio maluco, talvez de tantas pancadas que tem recebido na cabeça. Não vejo isso como sinonimo de Kung Fu!

    ResponderExcluir
  4. esse dai como a parte marcial é precária fica se escondendo atras de chikung, vi no orkut que ele foi aluno do sifu francisco nobre do garra de aguia e que caiu fora da academia e nada começou a ensinar essas coisas fingindo que é monge, sinceramente nunca treinaria no institulo lohan é muito fraco tinha que virar instituto de cultura chinesa somente e olhe la.

    ResponderExcluir
  5. esse ai é mestre de youtube o povo comenta que comprou videos na jugui e depois na ags kung fu apos o curso dos monges, depois que caiu fora do garra de aguia (sifu francisco nobre ) por não aguentar decidiu criar o instituto lohan fazendo mix de wing chun ( que aprendeu por livro do natali) e algumas coisas que misturou com garra de aguia transformando o kung fu em um verdadeiro circo, para ele todo mundo é ruim mas ele é o ser perfeito de todo o planeta o que ensina o verdadeiro kung fu shaolin mesmo sem base nenhuma do shaolin quan ja que não tem mestre mesmo.

    http://www.nucleodharma.com.br/images/antiga.jpg
    no site do Marco Gimenez tem a foto do Mello quando era do garra de aguia.

    ResponderExcluir
  6. Esse sifu tá fofinho, hein? Acho que deve pegar mais leve nessa macarronada, e praticar mais Kung-fu. A não ser que ele esteja treinando para ser o novo Kung-fu Panda.... heueheuheheuheuehueheuehueheue...

    ResponderExcluir

Faça sua Participação, Comentem

Powered By Blogger · Designed By Blogger Templates